sábado, 29 de março de 2014

Sugestões de livros...

a
“Mundo Singular – Entenda o autismo” é um livro sobre a visão de mundo, os desafios, o brilhantismo e os tratamentos e as perspectivas futuras de crianças com autismo. A doutra Ana Beatriz Barbosa Silva e seus coautores, Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles, especialistas em psiquiatria e psicologia da criança, descrevem os sintomas, o diagnóstico, a visão da família, a visão da escola, os tratamentos, e as variações dessa condição ainda pouco compreendida e muito estigmatizada. Com uma linguagem acessível e relatos de casos reais, este livro pretendo ser um guia para informar e tranquilizar pais, professores e familiares em busca de informações cientificamente embasadas sobre o autismo no Brasil.


Daniel Tammet teve uma infância extremamente isolada, que ele preencheu com números. Estes não eram meras convenções, como as dos livros escolares de matemática, mas entidades quase oníricas, dotadas de cores, formas, texturas e movimentos. Devido a uma rara mistura neurológica de sentidos chamada sinestesia pelos cientistas, o 1 parecia-lhe, por exemplo, branco e brilhante. Outros números eram simplesmente tímidos. De qualquer forma constituíam-se nos melhores amigos de um garoto incomum, que somente aos 25 anos descobriu ter a síndrome de savant, mais especificamente a síndrome de Asperger, uma forma de autismo relativamente branda.
Apesar da intimidade com os números em geral, sobretudo os primos, justamente pelo isolamento destes em relação ao outros, Daniel teve de aprender a decodificar, por exemplo, as emoções. Os sentimentos escapavam ao seu raciocínio lógico. Assim, as outras crianças não pertenciam à sua solidão. Enquanto os irmãos corriam pelo parque, ele permanecia sentado no chão, fixado numa trilha de joaninhas ou nas microscópicas linhas da palma da mão. Quando bebê, não balançava o corpo como outros autistas, mas chorava, gritava e batia fortemente com a cabeça na parede. Sua forma de autismo era então desconhecida e por isso passou despercebida.
Nascido em um dia azul é o relato corajoso e otimista de um universo particular diferente, nem por isso aterrador ou sombrio. Pelo contrário, é descrito como um mundo lírico, povoado por imagens e cores. Ou por ficções: aos 11 anos, Daniel passava o tempo criando figuras históricas muito próprias, como presidentes e primeiros-ministros, com suas respectivas biografias. Embora admita ter de beber chá no mesmo horário todos os dias e ser compelido a outros tantos ritos repetitivos diariamente, o autor circula com desenvoltura entre os universos, o seu e o externo, contando essa aventura com agradável acento poético.

"O Reizinho da Casa", terceira obra do Dr. Gustavo Teixeira, ratifica a grande habilidade do autor em expressar, de forma suave e fácil de entender, um assunto tão difícil e complicado como o transtorno desafiador opositivo.


Você sabe o que é déficit de atenção? Alunos com dificuldade de aprendizado e baderneiros podem não ser apenas crianças indisciplinadas. Muito mais comum do que pais e educadores imaginam, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade nem sempre é tratado com o devido cuidado. Esse é o maior alerta que o Dr. Gustavo Teixeira traz em "Desatentos e hiperativos", fruto do trabalho que ele exerce junto a crianças de todas as idades. Informativo e de fácil assimilação, o texto elucida o problema através dos recentes estudos sobre o transtorno traduzidos em uma linguagem ágil e direta, para ser lido em casa e na escola.

"Embora o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) esteja validado pela comunidade científica internacional, e seja reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e pela Associação Americana de Psiquiatria, ainda pairam entre os brasileiros muitas dúvidas e controvérsias sobre seu diagnóstico e tratamento.

Desatentos e hiperativos, resultado do trabalho dedicado, minucioso e preciso do Dr. Gustavo Teixeira, fornece um mapeamento detalhado e esclarecedor de como o tema deve ser abordado por pais, alunos e professores com vistas a colocar em pauta reflexões sobre a maneira correta de diagnosticar o TDAH, as etapas que devem ser observadas durante o processo diagnóstico e as terapias utilizadas no tratamento. Portadores, familiares e professores encontrarão neste manual relevantes informações sobre o tema. Gustavo utiliza uma linguagem extremamente acessível e, principalmente, identifica os elementos necessários para o esclarecimento das dificuldades inerentes ao transtorno, enfatizando o que representam para os portadores que, desde a infância, convivem com o grupo de sintomas do TDAH – e as dores, perdas e consequências devastadoras do diagnóstico tardio.”


"O menino triste". Embora essa história tenha em seu nome a palavra 'triste', ela é recheada de outras emoções e conta parte da vida de um menino chamado Rafael. Ele tem poucos amigos, sente-se diferente e muito triste. Um dia por sugestão da professora os pais de Rafael decidiram levá-lo a um serviço de saúde mental infantil, um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). No início ele achou o lugar muito estranho, mas com a ajuda da enfermeira ele conheceu outras crianças e os profissionais que lá trabalhavam e que ajudam a cuidar e a entender os sentimentos e pensamentos diferentes. Assim, Rafael convida os leitores para brincar e pensar sobre a saúde mental infantil. Coleção: Brincar e Pensar Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... ele é muito importante para a manutenção do meu blog.